Delúbio Soares nega que candidatura a deputado federal em 2026 tenha objetivo de resgatar imagem após escândalos

Ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, 70 anos, anunciou sua pré-candidatura a deputado federal por Goiás nas eleições de 2026. Preso duas vezes em decorrência dos escândalos do mensalão e da Lava Jato, que abalaram a imagem do partido, ele afirmou que seu retorno à política não visa recuperar sua reputação, mas ampliar a bancada do PT.

Em entrevista concedida à Folha na segunda-feira (15), Delúbio destacou que não está sozinho nessa retomada: o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado federal João Paulo Cunha também pretendem disputar vagas na Câmara dos Deputados. “Não estamos voltando para ter resgate de nada. É porque há uma necessidade de ampliar a bancada do PT”, declarou.

Durante a conversa por videochamada, o ex-tesoureiro defendeu sua inocência em relação às acusações do processo conhecido como “ação penal 470”, que ficou popularmente chamado de mensalão. Ele reconheceu a existência de caixa dois em campanhas do PT, assumiu a responsabilidade pela prática e afirmou que a denúncia foi o início de uma perseguição política contra o partido.

Delúbio foi condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa, cumpriu mais de dois anos de pena, incluindo um ano e meio em prisão domiciliar, e recebeu indulto em março de 2016. Em 2018, foi condenado a seis anos de prisão pela Lava Jato por supostos empréstimos fraudulentos, mas a prisão foi revogada em novembro de 2019 após decisão do STF. Em 2023, o Superior Tribunal de Justiça anulou essa sentença, determinando que o caso deveria tramitar na Justiça Eleitoral.

Ele afirmou não guardar mágoas, nem mesmo pela expulsão do PT, partido que ajudou a fundar e do qual esteve afastado entre 2005 e 2011. Recentemente, Delúbio foi publicamente abraçado pelo presidente Lula e recebeu menção de destaque durante o 17º Encontro Nacional do PT, em agosto de 2025, quando Lula pediu reparação pelos “erros que cometemos”.

Motivações e pautas

Questionado sobre o motivo do retorno à política após ter se candidatado apenas uma vez, em 1986, Delúbio ressaltou sua longa trajetória: “Tenho 40 anos na política nacional: 20 anos de sucesso e 20 anos com algumas dificuldades”. Ele classificou as acusações do mensalão como falsas e parte da vida política.

Sobre suas propostas, o pré-candidato afirmou que pretende ajudar Lula a governar e aumentar a bancada progressista de Goiás. Entre as pautas específicas, destacou energia, transporte e educação, defendendo a criação de um fundo soberano para sustentar a educação básica e a responsabilidade do governo federal pela educação infantil e ensino médio.

Fonte: FOLHA DE SP | POLITICA

    Post anterior
    Próximo post

    Postado por:

    Gostou dessa notícia? Avalie e deixe seu comentário abaixo:

    0 0 votos
    Classificação do artigo
    Inscrever-se
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Tempo agora
    Clima
    --°C
    Goiânia
    Carregando...
    🌡️ --° / --° 💧 --% 🌬️ -- km/h

    MAIS LIDAS

    CATEGORIAS

    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x