Mapa de calor escancara problema de Raphinha e Vini sendo Vini

**Mapa de calor revela dificuldades de Raphinha e destaque de Vinicius Júnior na estreia do Brasil na Copa**

*Por Sandro Macedo — São Paulo, 13 de junho de 2026, 22h37*

Na partida de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2026, que terminou empatada em 1 a 1 contra Marrocos, a atuação dos principais atacantes do time, Vinicius Júnior e Raphinha, evidenciou contrastes claros, confirmados pelos mapas de calor dos jogadores.

Vinicius Júnior, titular absoluto desde o Mundial de 2022 no Qatar, atuou pelo lado esquerdo do ataque, enquanto Raphinha, também presença constante, jogou pela direita — ambos com o pé trocado, uma característica comum em times ao redor do mundo.

No entanto, a escalação inicial já indicava dificuldades para Raphinha. Com a ausência do lateral ofensivo Wesley, cortado por contusão, o técnico Carlo Ancelotti optou por escalar o defensivo Ibañez na lateral direita, parceiro do atacante. Isso resultou em pouca participação da bola e do jogo pelo lado direito do Brasil.

O mapa de calor de Raphinha no primeiro tempo mostra uma concentração maior de movimentação pelo lado esquerdo, onde ele buscava aproximação com Vinicius Júnior, enquanto seu lado direito permaneceu praticamente inativo. Já Vinicius Júnior comandou os ataques pela ala esquerda, chegando até a ajudar na marcação, como no lance em que cometeu falta em Hakimi.

Foi justamente Vinicius quem salvou a seleção na primeira etapa, com uma jogada típica pelo lado esquerdo que resultou no gol brasileiro aos 32 minutos, após passe de Bruno Guimarães. Tanto Vinicius quanto Raphinha deram um chute a gol cada um no primeiro tempo, mas o desempenho coletivo do time foi ruim.

Na segunda etapa, a situação de Raphinha melhorou após substituição promovida por Ancelotti: Ibañez deu lugar a Danilo, do Flamengo, que atuou mais ofensivamente na lateral direita. Com isso, o atacante do Barcelona passou a jogar com mais liberdade pelo seu lado natural, o que é evidenciado pela forte concentração vermelha no mapa de calor.

Aos 13 minutos do segundo tempo, Raphinha protagonizou uma arrancada desde a intermediária, embora a jogada tenha sido interceptada. Pouco depois, aos 16 minutos, nova alteração tática empurrou Raphinha para uma posição mais central e avançada, quase como um centroavante, com Luiz Henrique entrando para jogar pela direita e Matheus Cunha ocupando uma faixa mais central, chegando por trás dos atacantes.

Essas mudanças indicam ajustes em busca de maior efetividade ofensiva para o Brasil, que terá desafios pela frente na competição. Enquanto Vinicius Júnior reafirma seu protagonismo, Raphinha ainda busca encontrar seu melhor espaço em campo.

Fonte: link original

    Post anterior
    Próximo post

    Postado por:

    Gostou dessa notícia? Avalie e deixe seu comentário abaixo:

    0 0 votos
    Classificação do artigo
    Inscrever-se
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Tempo agora
    Clima
    --°C
    Goiânia
    Carregando...
    🌡️ --° / --° 💧 --% 🌬️ -- km/h

    MAIS LIDAS

    CATEGORIAS

    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x