O Ministério das Comunicações lançou nesta quinta-feira (25) a Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, uma estrutura exclusiva para órgãos públicos que permitirá comunicação integrada entre as forças de segurança.
Atualmente, cada órgão utiliza sistemas independentes baseados nas redes de celular disponíveis ao público. O novo projeto, operado pela Telebrás, funcionará de forma independente dessas redes, oferecendo um ambiente seguro e criptografado.
Com a rede, instituições como as Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Polícia Legislativa poderão se comunicar pelo mesmo sistema, garantindo comunicações mais seguras em operações críticas, eventos de grande porte e situações de emergência.
A iniciativa visa reduzir riscos de congestionamento, falhas de sinal e interceptações. O ministério destacou que a operação contará com um sistema de backup para eliminar a possibilidade de queda de sinal.
Em situações de crise, os agentes poderão compartilhar informações em tempo real por meio de um canal interoperável. O projeto também foi apresentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).
Fonte: FOLHA DE SP | POLITICA









