Escócia enfrenta dilema entre pressão por ataque e apelos por cautela antes de jogo contra Brasil na Copa do Mundo 2026

O técnico da Escócia, Steve Clarke, está sob pressão divergente antes da partida decisiva contra o Brasil, marcada para quarta-feira (24), em Miami Gardens, pela terceira rodada da Copa do Mundo de 2026.

Enquanto parte da torcida e da imprensa cobra um comportamento mais ofensivo da equipe, outros pedem cautela diante da oportunidade histórica de avançar ao mata-mata, algo inédito para a seleção escocesa.

Na atual edição do Mundial, que conta com 48 seleções divididas em 12 grupos, avançam para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados.

Após uma vitória por 1 a 0 sobre o Haiti e uma derrota pelo mesmo placar para Marrocos, a Escócia ocupa a terceira posição do Grupo C, com três pontos. Um empate na próxima partida praticamente garante a classificação, e até uma derrota por pequena diferença pode ser suficiente para avançar.

O treinador Steve Clarke foi criticado por adotar uma postura defensiva na derrota para Marrocos, quando substituiu o ponta Ben Gannon-Doak e viu sua equipe resistir apenas 69 segundos antes de sofrer o gol. A equipe teve poucas ações ofensivas e não conseguiu evitar a derrota.

Em 180 minutos disputados no Mundial, a Escócia acertou apenas dois chutes no gol, ambos na partida contra o Haiti, evidenciando as dificuldades ofensivas do time.

Apesar das críticas, a comissão técnica reconhece a necessidade de equilíbrio, considerando o poder ofensivo do Brasil, que abriu 3 a 0 sobre o Haiti ainda no primeiro tempo da última partida, com gols de Matheus Cunha em contra-ataques rápidos.

“É necessário um plano de jogo. Isso não significa que vamos ficar parados em nossa área por 90 minutos, porque, levando em conta o adversário, é impossível suportar”, afirmou o assistente técnico Steven Naismith.

O meia Scott McGinn, um dos jogadores mais criativos da Escócia, destacou a qualidade do Brasil, mas reforçou a confiança da equipe: “Sabemos o que precisamos fazer para tentar passar. O Brasil tem qualidade e pode nos machucar a qualquer momento. Mas não podemos ter a mentalidade de perder por um gol de diferença e nos classificar”.

Fonte: FOLHA DE SP | ESPORTES

    Post anterior
    Próximo post

    Postado por:

    Gostou dessa notícia? Avalie e deixe seu comentário abaixo:

    0 0 votos
    Classificação do artigo
    Inscrever-se
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Tempo agora
    Clima
    --°C
    Goiânia
    Carregando...
    🌡️ --° / --° 💧 --% 🌬️ -- km/h

    MAIS LIDAS

    CATEGORIAS

    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x