O presidente Lula (PT) escolheu a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado, cargo que ficou vago após a saída de Jaques Wagner (PT-BA). Wagner deixou a função na quarta-feira (24) após ser alvo da Operação Compliance Zero da Polícia Federal, relacionada ao caso Banco Master.
O líder do governo no Senado representa o presidente da República junto aos senadores e é responsável por articular acordos durante a tramitação de projetos. Lula anunciou a nomeação de Teresa Leitão em seu perfil no X, destacando sua missão de conduzir a aprovação de pautas importantes, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança.
Jaques Wagner resistiu inicialmente à saída, mas após conversa com Lula, decidiu deixar o cargo para preservar a campanha de reeleição do presidente, evitando associação com o escândalo do Banco Master.
Antes da escolha de Teresa Leitão, aliados cogitaram nomes como o senador e ex-ministro Camilo Santana (PT-CE) e o senador Otto Alencar (PSD-BA), mas ambos permaneceram em suas funções atuais.
Teresa Leitão, de 74 anos, foi eleita em 2022 para mandato até 2031, o que a isenta de disputar eleição neste ano.
Contexto da Operação Compliance Zero
A operação da Polícia Federal investiga suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro envolvendo Jaques Wagner e outros alvos, como Augusto Lima e Eduardo Sodré Martins, enteado de Wagner. Foram identificados pagamentos de R$ 3,5 milhões de empresa ligada a Lima ao “núcleo familiar” de Wagner, além de recebimento de apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,5 milhões, viagens em jatinhos e ingressos para show internacional.
Em endereços ligados a Wagner, a PF apreendeu US$ 55 mil e 33 mil euros, aproximadamente R$ 471 mil.
Fonte: FOLHA DE SP | POLITICA









