Carlo Ancelotti, técnico da seleção brasileira, finalmente definiu a formação titular do Brasil para a Copa do Mundo 2026, disputada nos Estados Unidos. Após um ciclo turbulento e com pouco mais de um ano à frente da equipe, o treinador italiano encontrou o time ideal para o mata-mata do torneio.
O Brasil enfrentará o Japão em Houston, na segunda-feira (29), às 14h, em partida eliminatória válida pelas oitavas de final. A vitória garante a classificação para enfrentar Noruega ou Costa do Marfim, enquanto a derrota elimina a seleção brasileira.
Ancelotti confirmou que repetirá a escalação que venceu a Escócia por 3 a 0, na última quarta-feira (24), resultado que garantiu a liderança do Grupo C. O treinador destacou a importância do jogo: “Não é nem um mata-mata. É um mata, não tem partida de volta. Nós nos preparamos para uma final porque é uma final”.
Após um início de Copa com empate por 1 a 1 contra Marrocos, em que algumas apostas não funcionaram, Ancelotti ajustou a equipe, promovendo Matheus Cunha ao time titular e posicionando Danilo na lateral direita. Cunha marcou três gols na fase de grupos, contribuindo para a evolução da equipe.
O técnico também teve que lidar com a lesão de Raphinha, apostando no jovem Rayan, que entrou bem na competição. A equipe brasileira tem mostrado entrosamento, com destaque para o volante Bruno Guimarães, responsável por três assistências, e para o atacante Vinicius Junior, que marcou quatro gols e é peça fundamental no esquema tático.
Ancelotti ressaltou a versatilidade de Vinicius Junior e a movimentação do time, que tem criado espaços e soluções ofensivas. O meio-campista Paquetá também ganhou liberdade para atuar pelo meio, fortalecendo a organização do meio-campo.
O jogo contra o Japão será o primeiro grande teste da equipe na fase eliminatória, em busca da continuidade na Copa do Mundo 2026.
Fonte: FOLHA DE SP | ESPORTES









