A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu um alerta à população sobre a importância dos cuidados no combate às arboviroses, especialmente diante da previsão de novas chuvas na próxima semana, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).
O foco principal é o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, destacou a preocupação com a chikungunya, que em 2026 já ultrapassou o total de casos registrados em 2025.
Até o momento, Goiânia contabiliza 272 casos confirmados de chikungunya em 2026, contra 163 casos em todo o ano de 2025, um aumento de 189% na comparação do período de janeiro a junho. Em relação à dengue, foram confirmados 24.245 casos até a semana epidemiológica 23 deste ano, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Cuidados recomendados
- Manter caixas d’água, tonéis e reservatórios sempre tampados;
- Evitar acúmulo de água em pneus, garrafas, vasos de plantas e outros recipientes expostos;
- Realizar limpeza frequente de calhas, lajes e ralos;
- Descartar corretamente materiais que possam acumular água;
- Trocar diariamente a água dos animais de estimação;
- Manter piscinas tratadas;
- Permitir a entrada dos Agentes de Combate a Endemias devidamente identificados durante as visitas domiciliares.
O secretário Luiz Pellizzer ressaltou que, apesar das ações da prefeitura, como o trabalho dos agentes de combate a endemias, uso de bombas costais e instalação de armadilhas para o vetor, o apoio da população é fundamental para o controle dessas doenças.
Além disso, a SMS orienta que pessoas que apresentem sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele ou dores intensas nas articulações procurem atendimento médico para diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, essenciais para reduzir o risco de agravamento das arboviroses.
Fonte: Prefeitura de Goiânia








