Wellington Nescau retorna ao fisiculturismo e reduz pela metade doses de hormônios após pericardite

Após afastamento nas temporadas de 2024 e 2025 devido a um quadro de pericardite, o fisiculturista Wellington Baptista, conhecido como Nescau, voltou a competir em 2026. Entre 23 de abril e 14 de junho, ele participou de quatro competições: Arnold Classic South America, Pittsburgh Pro, California State e Toronto Pro.

Em entrevista, Nescau revelou que uma das principais mudanças em suas preparações recentes foi a redução pela metade da dosagem de esteroides anabolizantes (EAs). “Cortamos as doses de hormônios pela metade, diminuiu bastante. Acho até que, como eu fiquei bastante tempo sem competir, meus receptores ficaram mais eficientes. Eu fiz uma preparação mais sadia e o meu corpo respondeu muito bem”, afirmou.

A reportagem ressalta que o uso de EAs sem necessidade clínica e acompanhamento médico é proibido e pode causar efeitos colaterais como aumento da oleosidade da pele, pressão arterial elevada, risco cardíaco, alterações de humor, piora da qualidade do sono e queda de cabelo.

Nescau também destacou que ele e sua equipe passaram a controlar melhor variáveis como intensidade dos treinos e qualidade do sono para otimizar a recuperação. “A gente controlou mais a intensidade dos treinos. Houve um maior controle de variáveis como volume e intensidade. Eu também ouvi muito o meu corpo, notava a forma que ele respondia a cada passo […] Dei bastante atenção ao meu sono a fim de melhorar a minha recuperação”, explicou.

Sobre a relação entre a doença e a preparação física, ele comentou: “A minha doença se trata de uma inflamação e, querendo ou não, a preparação é inflamatória, no geral. Comer demais é inflamatório, o treino é inflamatório, usar hormônios é inflamatório, dormir mal é inflamatório. Controlamos muito o estresse”.

Após o desgaste das quatro competições consecutivas, Nescau informou que fará uma pausa para descanso e realizará uma bateria de exames, procedimento que costuma fazer a cada três meses. Caso sua saúde esteja em dia, ele iniciará um período de ganho de massa muscular, conhecido como ‘bulking’.

Fonte: FOLHA DE SP | ESPORTES

    Post anterior
    Próximo post

    Postado por:

    Gostou dessa notícia? Avalie e deixe seu comentário abaixo:

    0 0 votos
    Classificação do artigo
    Inscrever-se
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Tempo agora
    Clima
    --°C
    Goiânia
    Carregando...
    🌡️ --° / --° 💧 --% 🌬️ -- km/h

    MAIS LIDAS

    CATEGORIAS

    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x