Na véspera do confronto entre Brasil e Escócia, última partida do grupo C na Copa do Mundo de 2026, o ex-jogador da seleção brasileira e ídolo do PSG, Raí, concedeu entrevista ao jornal francês Le Figaro sobre a atual situação do futebol brasileiro e mundial.
Campeão mundial em 1994 e reconhecido no futebol francês, Raí destacou que esta é a primeira vez desde 1950 que o Brasil não figura entre os favoritos ao título da competição. “Isso não significa que o Brasil não possa ganhar, mas, se acontecer, será uma surpresa”, avaliou.
O ex-atleta afirmou ainda que o Brasil não é mais considerado o “país do futebol” diante da evolução de outras nações e do surgimento de grandes jogadores ao redor do mundo. “O Brasil inspirava em uma época, mas não é mais o caso”, declarou.
Segundo Raí, fatores como as incertezas políticas nas federações brasileiras, a falta de continuidade e a ausência de uma visão clara sobre o futebol no país contribuem para a atual situação. Ele ressaltou que a ausência de técnicos de elite brasileiros levou à contratação do treinador estrangeiro Carlo Ancelotti, a quem chamou de “um imenso treinador” e o principal talento da equipe brasileira na Copa.
Sobre jogadores, Raí avaliou Vinícius Jr. como um “líder técnico”, mas apontou Marquinhos e Casemiro como mais adequados para funções de liderança na seleção.
Em relação à comparação frequente feita na França entre Mbappé e Pelé, Raí discordou veementemente: “Pelé é o deus dos deuses. Comparem Mbappé a Ronaldo, mas deixemos Pelé tranquilo”, afirmou com bom humor.
Fonte: FOLHA DE SP | ESPORTES









