Cinco meses após a captura do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, uma comitiva de empresários brasileiros realiza uma visita oficial à Venezuela para avaliar o cenário político e econômico do país e discutir a instalação de empresas brasileiras no território venezuelano.
Esta é a primeira missão oficial de empresários brasileiros à Venezuela em 2026. Cerca de 30 executivos, incluindo representantes da Embraer, JBS, Anfavea e entidades do setor exportador de carne e frutas, participam da visita, organizada em parceria com a embaixada do Brasil em Caracas.
O CEO da Alvorada Heavy Industries, Paulo Buzanelli, que lidera a delegação, destacou que o ambiente de negócios está mais favorável atualmente. “Antes, me chamavam de maluco. Agora, dizem que sou visionário. Hoje, o cenário é bem mais favorável, uma grande oportunidade ao empresário brasileiro. São países de cultura similar e que têm interesses mútuos”, afirmou.
Buzanelli ressaltou ainda que as restrições mais severas impostas durante o governo de Donald Trump estão sendo removidas ou flexibilizadas, e que a relação histórica entre Brasil e Venezuela favorece o estreitamento das relações comerciais.
Além de encontros com empresários locais, a comitiva acompanha iniciativas como o acordo firmado entre a Venezuela e a General Electric para a recuperação do sistema elétrico do país, demonstrando o interesse em projetos de infraestrutura e desenvolvimento.
O objetivo da missão é incentivar empresários brasileiros a fortalecerem suas relações comerciais com a Venezuela neste período de reconstrução, antes que outros países ocupem esse espaço estratégico.
Fonte: FOLHA DE SP | POLITICA








