Faltando poucas horas para a estreia da Inglaterra na Copa do Mundo de 2026, o clima em Londres já é de grande expectativa. Um atendente de pub, vestindo a camisa da seleção inglesa, expressou sua empolgação, mesmo sem ter vivido o título mundial de 1966, único do país até hoje.
Nos últimos dias, o apoio público à seleção inglesa aumentou, com decorações em casas e pubs. Contudo, o contexto político do país, marcado por um sentimento anti-imigração e o uso da bandeira inglesa por grupos de extrema direita, tem gerado controvérsias. Em Oxford, autoridades pedem a remoção dessas bandeiras por associarem-se a discursos xenófobos e racistas, com decisão marcada para 23 de junho, data do jogo da Inglaterra contra Gana.
Na estreia, a Inglaterra venceu Gana por 4 a 2, com dois gols de Harry Kane, que chegou a 10 gols em Copas. Até Jane, a chimpanzé de um zoológico em Kent, “previu” a vitória, lembrando o famoso polvo Paul.
Outros grandes nomes também se destacaram nas primeiras partidas. Kylian Mbappé marcou duas vezes na vitória da França por 3 a 1 sobre Senegal, tornando-se o maior artilheiro da história da seleção francesa, com 58 gols. Lionel Messi igualou Miroslav Klose como maior artilheiro da história das Copas, com 16 gols, após um hat-trick na goleada da Argentina sobre Argélia. Erling Haaland anotou dois gols na vitória da Noruega por 4 a 1 contra o Iraque, em sua estreia em um grande torneio.
Enquanto as estrelas brilham, o Brasil ainda busca encontrar seu melhor ritmo nesta Copa do Mundo.
Fonte: FOLHA DE SP | ESPORTES









