VOCÊ VIU?

Unique é o primeiro hospital de Goiás a contar com 100% dos leitos de UTI humanizados

O modelo representa melhoria no bem-estar e no prognóstico dos pacientes, mas enfrenta desafios no Brasil, como falta de

Unique é o primeiro hospital de Goiás a contar com 100% dos leitos de UTI humanizados

O modelo representa melhoria no bem-estar e no prognóstico dos pacientes, mas enfrenta desafios no Brasil, como falta de condições ideais para profissionais e inclusão da família no processo de cuidado

Contar com unidades de tratamento intensivo (UTIs) humanizadas é motivo de orgulho para hospitais e clínicas, já que o propósito da humanização é cuidar do paciente de forma integral, além da enfermidade, promovendo um atendimento respeitoso e acolhedor. Isso envolve uma série de investimentos, que incluem desde equipe capacitada, ambiente e equipamentos adequados. Por isso, o Unique comemora o fato de ser o primeiro hospital de Goiás a contar com 100% dos leitos da UTI humanizados.

Os leitos de UTI do Hospital Unique são individualizados, com controle de climatização, ar 100% filtrado e renovável e um sistema de pressão negativa nos quartos e pressão positiva nas antecâmaras, que protege contra a propagação de vírus, fungos e bactérias. Os leitos contam com a possibilidade de acompanhante e visita em tempo integral, trazendo acolhimento em momentos delicados.

“A UTI humanizada representa um novo padrão de cuidado intensivo, onde tecnologia de ponta se alia ao acolhimento humano. Buscamos oferecer um ambiente mais confortável e menos hostil, tanto para os pacientes quanto para seus familiares”, explica o diretor geral do Unique, o médico anestesiologista Tanous Ajouz.

O Unique conta com uma equipe multidisciplinar presente 24 horas por dia, fisioterapeutas em tempo integral, monitoramento remoto por telas inteligentes e um espaço pensado para reduzir o estresse e favorecer a recuperação. “Esta estrutura não só representa um grande avanço técnico, como também reforça o nosso compromisso com a dignidade e o bem-estar de cada vida que passa por aqui”, destaca o diretor.

A humanização do atendimento tem o propósito de cuidar do paciente de forma integral, além da enfermidade, promovendo um atendimento respeitoso e acolhedor. Nesta prática, a individualidade de cada paciente é muito considerada, o que garante uma assistência personalizada. Além disso, a importância de cuidar de quem cuida também é levada em conta com a humanização na área da saúde, visando oferecer comodidade para quem acompanha o paciente durante seu tratamento.

As UTIs concentram recursos sofisticados e tecnológicos para atender pacientes que demandam atenção redobrada, eficácia e rapidez no atendimento. Receber a notícia de que uma pessoa querida irá para um leito de UTI costuma trazer aflição, mas a internação no local merece ser sinônimo de cuidado intenso e de alta complexidade. Para fortalecer essa atenção dedicada ao paciente da UTI, práticas de humanização têm representado valiosos ganhos para o tratamento do paciente e conforto dos familiares.

O médico intensivista José Israel Sanches Robles, coordenador da UTI do Hospital Unique, destaca que os resultados positivos das UTIs humanizadas são frutos do compartilhamento da terapia em três partes – paciente, família e equipe profissional. Ele afirma que a UTI humanizada traz uma série de benefícios para o paciente, especialmente no que diz respeito à proximidade da família.

A convivência com a família é responsável pela redução das taxas de readmissão – ou seja, o retorno não planejado de um paciente à UTI, dentro de um prazo específico, após receber alta da unidade. Outra vantagem apontada pelo intensivista é a diminuição do Delirium. “O Delirium é uma agitação psicomotora, uma confusão mental”, explica.

Desafios

Dados sobre as UTIs humanizadas no Brasil indicam o crescimento do modelo como um fator de melhoria no bem-estar e no prognóstico dos pacientes, mas a sua aplicação ainda enfrenta desafios como a falta de condições ideais de trabalho para os profissionais e a necessidade de mais apoio para a inclusão da família no processo de cuidado, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a biblioteca virtual de artigos científicos e um programa de apoio à comunicação científica em acesso aberto.

Os desafios enfrentados na implementação de UTIs humanizadas ocorrem porque a humanização envolve mais do que visitas abertas, deve priorizar um cuidado centrado na dignidade do paciente e sua família, com foco na empatia e na criação de um ambiente de confiança.

As principais dificuldades são escassez de recursos humanos e materiais, sobrecarga e estresse dos profissionais, falta de treinamento e qualificação para o atendimento humanizado, barreiras organizacionais, como falhas na comunicação; e a necessidade de mudança na cultura e nos valores dos profissionais e gestores para priorizar um cuidado integral e centrado no paciente e na família.

Benefícios

Bem-estar e prognóstico: a maioria dos profissionais concorda que as características de uma UTI humanizada afetam positivamente o bem-estar e o prognóstico dos pacientes, e a saúde mental dos internados, com 65,7% concordando totalmente.
Tratamento mais eficaz: a comunicação clara e constante entre paciente, familiares e profissionais de saúde é um dos principais aspectos para os cuidados humanizados. Isso vai contribuir para que a pessoa atendida se sinta acolhida e tenha mais liberdade em compartilhar informações que vão contribuir para que o tratamento seja mais eficaz.
Satisfação do paciente: um cuidado humanizado proporciona uma experiência positiva para paciente e familiares, resultando na satisfação dele com o serviço prestado.
Participação familiar: profissionais de saúde percebem a possibilidade de uma maior participação da família no cuidado do paciente. A humanização busca a melhoria das práticas cuidadoras e um cuidado ético e solidário.


Satisfação e confiança: um cuidado humanizado aumenta a confiança na relação entre profissionais, pacientes e familiares, resultando em maior satisfação e segurança no tratamento.
Visitas abertas e acompanhamento 24 horas: modelos de visitação aberta e o acompanhamento constante de familiares são características de UTIs humanizadas, que visam oferecer carinho e atenção ao paciente.


Cuidado integral: a humanização envolve o cuidado integral do paciente, com atenção especial à saúde emocional e à dignidade, além do tratamento eficaz.
Controle de emoções: com a premissa de um cuidado integral ao paciente de alta complexidade, a saúde emocional também ganha atenção da equipe. Isso ajuda para que a pessoa consiga gerenciar melhor as dificuldades enfrentadas ao longo do tratamento com otimismo, minimizando impactos do estresse que a situação pode causar.

About Author

Paulo Mathias

Goiano. Designer Gráfico há mais de 10 anos, produtor de TV e gerador de conteúdo em meus projetos na internet. Cursando faculdade de Inteligência Articial e Machine Learning

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *