A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promove nesta sexta-feira (19/6), às 13h, uma nova edição do projeto Educação pelos Parques. A ação levará mais de 120 estudantes da Escola Municipal Professora Marília Carneiro ao Parque Areião para uma vivência ao ar livre, com atividades focadas em educação ambiental, sustentabilidade e valorização do Cerrado.
A programação inclui trilha ecológica, oficinas educativas, palestras e apresentações teatrais realizadas na Vila Ambiental, espaço lúdico dentro do Parque Areião. As atividades serão conduzidas pela equipe de Educação Ambiental, que abordará o tema “A Fauna e a Flora – A riqueza do Cerrado”, destacando a importância da preservação das nascentes, da biodiversidade do Cerrado e dos recursos naturais.
O Parque Areião oferece visitas monitoradas e atividades educativas voltadas à conscientização ambiental. A iniciativa busca sensibilizar estudantes e a comunidade em geral sobre a importância da conservação do Cerrado, uma savana que abriga a mais rica biodiversidade do mundo e é berço das principais bacias hidrográficas do país.
Vila Ambiental
A Vila Ambiental foi criada em 2005 e é um núcleo de aprendizado sobre biodinâmica e sustentabilidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A equipe de Educação Ambiental da Vila é formada por profissionais da SME com formação em biologia, pedagogia e ciências.
As visitas monitoradas podem ser solicitadas por escolas públicas e particulares, centros municipais de educação infantil (CMEI’s), unidades conveniadas e grupos da comunidade. Em 2025, mais de 25 mil pessoas visitaram a Vila Ambiental, que também recebeu projetos da SME como os Jogos de Aventura na Natureza, a Semana do Cerrado e a Semana da Primeira Infância.
Fotos: Laís Borges
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia








