O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta quinta-feira (6), durante cerimônia no Palácio do Planalto, a promessa de zerar a fila de pedidos represados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até setembro, antes do início da campanha eleitoral.
Em seu discurso, Lula parabenizou a presidente do INSS, Ana Cristina Silveira, que garantiu a ele a resolução do problema dentro do prazo estipulado: “Parabéns à nova presidente do INSS que prometeu para mim que até o mês de setembro vai zerar a famosa fila de pessoas esperando benefício”, declarou o presidente.
Até o final de maio, a fila somava 2,2 milhões de pedidos, sendo que 926 mil estavam dentro do prazo de 45 dias para avaliação e cerca de 500 mil aguardavam informações complementares dos segurados. O governo considera como fila efetiva os 765 mil requerimentos atrasados, que pretende eliminar em quatro meses.
Em janeiro, o total de pedidos represados chegou a 3,1 milhões, com 1,9 milhão aguardando resposta há mais de 45 dias. Desde então, o estoque atrasado tem caído em média 280 mil por mês. A redução da fila tornou-se prioridade do governo após o acúmulo recorde de pedidos, que superou os níveis observados durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando a fila atingiu 2 milhões.
O presidente Lula enfrenta o desafio de cumprir essa meta antes das eleições, já que o não cumprimento pode acarretar desgaste político durante a campanha.
Fonte: FOLHA DE SP | POLITICA









