A família brasileira que encontrou segurança no Marrocos: ‘Aqui não temos medo’

Família brasileira encontra segurança no Marrocos e valoriza tranquilidade local

Marraquexe, Marrocos – Na noite do próximo sábado, 13 de junho, enquanto a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo de 2026 contra a equipe anfitriã do Marrocos, a família Silva-Vergutz estará reunida em frente à televisão, vestindo a tradicional camisa amarela do Brasil. Moradores de Marraquexe desde o final de 2019, Teresa Cristina Fonseca da Silva, 44 anos, seu marido, o engenheiro agrônomo Leonardus Vergutz, e os filhos Davi e Gustavo, encontraram no país africano uma sensação de segurança que lhes faltava no Brasil.

A mudança para o Marrocos ocorreu após um episódio traumático em Viçosa, Minas Gerais, onde a família residia. Leonardus foi vítima de um assalto à mão armada enquanto preparava um passeio com o filho mais velho, então com três anos. O incidente motivou o casal, ambos professores universitários – Teresa na Universidade Estadual de Minas Gerais e Leonardus na Universidade Federal de Viçosa –, a buscar uma experiência internacional que lhes proporcionasse um ambiente mais seguro.

Leonardus assumiu uma posição de professor e pesquisador na Universidade Politécnica Mohammed VI (UM6P), mantida pelo Grupo OCP, líder mundial na produção e exportação de fosfatos e fertilizantes, com forte relação comercial com o agronegócio brasileiro. O que inicialmente seria um período sabático de um a dois anos acabou se estendendo, e a família permanece no país.

Teresa relata que, apesar de não ter se encantado imediatamente pelo Marrocos, onde inicialmente via a paisagem como “muito feia” e “muito pobre”, aprendeu a apreciar o local. Ela destaca a tranquilidade que sente ao caminhar pelas ruas de Marraquexe, mencionando um episódio recente em que comprou framboesas de um vendedor ambulante que, ao perceber sua nacionalidade, exclamou “Viva Neymar”.

“Saímos do Brasil muito impactados pelo que aconteceu. Aqui, não tenho medo de parar no sinal e ser assaltada, mesmo diante da pobreza, esse medo eu não tenho”, afirma Teresa. A família valoriza a segurança e a qualidade de vida que encontraram em Marraquexe, cidade com mais de um milhão de habitantes e a quarta maior do país.

O Marrocos, com cerca de 37 milhões de habitantes, abriga atualmente cerca de 400 brasileiros, segundo dados do setor consular brasileiro em Rabat. Em 2023, o Ministério das Relações Exteriores estimava a presença de 200 brasileiros no país.

Enquanto acompanham o jogo entre Brasil e Marrocos, a família Silva-Vergutz terá o coração dividido entre o país que os acolheu e o Brasil, para onde viajarão uma semana depois para as férias de meio de ano. A experiência no Marrocos, marcada pela segurança e acolhimento, transformou a mudança em uma escolha definitiva para o futuro da família.

Fonte: link original

Post anterior
Próximo post

Postado por:

Paulo Mathias

Colunista - Interage Goiânia.

Gostou dessa notícia? Avalie e deixe seu comentário abaixo:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tempo agora
Clima
--°C
Goiânia
Carregando...
🌡️ --° / --° 💧 --% 🌬️ -- km/h

MAIS LIDAS

CATEGORIAS

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x