Estados Unidos planejaram operação terrestre para capturar urânio do Irã, diz TV

**EUA planejaram operação terrestre para capturar urânio do Irã, revela CNN**

Os Estados Unidos chegaram a considerar uma operação militar terrestre dentro do Irã com o objetivo de tomar o controle dos estoques de urânio altamente enriquecido do país, material essencial para a produção de armas nucleares. A informação foi divulgada pela CNN nesta sexta-feira (12), com base em fontes próximas ao assunto.

Segundo a reportagem, o plano foi apresentado ao então presidente Donald Trump nas últimas semanas, mas ele optou por não autorizar a ação, temendo uma retaliação significativa por parte do Irã. O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, general Dan Caine, chegou a interromper compromissos em Bruxelas para participar de reuniões sigilosas no Comando Central americano, na Flórida, em maio, para analisar os cenários da possível incursão.

Fontes indicam que, além do risco de retaliação, autoridades americanas estavam preocupadas com o potencial elevado número de baixas entre soldados e os impactos econômicos decorrentes de uma escalada do conflito. O plano foi discutido em meio às negociações entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear iraniano, evidenciando o quão perto os dois países estiveram de um aumento significativo das tensões.

Especialistas consultados pela CNN destacam que a operação enfrentaria enormes desafios, já que parte do urânio está distribuída em diferentes complexos e armazenada em túneis subterrâneos fortemente protegidos. A missão exigiria centenas de soldados das forças especiais e foi classificada pelos comandantes americanos como de risco “alto” a “extremo”, devido à possibilidade de pesadas perdas humanas e uma resposta militar e econômica do Irã.

Este episódio ocorre em um contexto de negociações delicadas sobre o futuro do programa nuclear iraniano, com o destino do estoque de urânio enriquecido sendo um dos principais pontos de divergência entre as partes.

Fonte: link original

Post anterior
Próximo post

Postado por:

Paulo Mathias

Colunista - Interage Goiânia.

Gostou dessa notícia? Avalie e deixe seu comentário abaixo:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tempo agora
Clima
--°C
Goiânia
Carregando...
🌡️ --° / --° 💧 --% 🌬️ -- km/h

MAIS LIDAS

CATEGORIAS

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x